Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trichet: «Contexto económico continua muito exigente»

Relacionados

Atenções devem ser viradas para bancos «too big to fail», regulação dos mercados e «mais trabalho sobre as agência de notação»

O presidente do Banco Central Europeu admitiu esta quarta-feira que a situação económica «continua muito exigente» e apelou a uma continuação dos esforços de reforma do sistema financeiro.

«Os meus colegas e eu mesmo pedimos perseverança e determinação na reforma do sistema financeiro. O contexto económico continua muito exigente. O tempo da complacência não chegou. Trata-se de permanecer atento, vigilante e muito determinado», disse, segundo o texto de um discurso pronunciado durante um encontro financeiro em Bruxelas, citado pela agência Lusa.

PUB

Trichet preveniu que no caso de uma nova crise financeira e bancária, está «convencido» de que não será obtido «o mesmo esforço gigantesco» que permitiu manter o sistema financeiro mundial durante a crise.

«Uma depressão económica seria inevitável». Por isso apelou «ao diálogo e a coordenação ao nível internacional» para as reformas.

Entre as reformas que considera mais importantes, Trichet citou a necessidade de atacar o problema dos bancos «de importância sistemática», centrando atenções nas entidades grandes demais, o too big to fail, já que os Estados não têm quase outra escolha que não salvá-los.

Também apelou «a uma extensão do controlo das instituições e a mercados insuficientemente cobertos pela regulação» e a «mais trabalho sobre as agências de notação» financeira.

PUB

Relacionados

Últimas