Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mercados atentos à estimativa do PIB da Zona Euro

Relacionados

Nos EUA, destaque vai para o indicador que mede a confiança dos consumidores

Os mercados financeiros estarão esta semana atentos à divulgação da estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro referente ao primeiro trimestre, enquanto nos Estados Unidos o destaque é para o indicador que mede a confiança dos consumidores.

Depois de uma semana marcada pela desconfiança dos investidores face à capacidade da Grécia sair da crise financeira e dos receios de que a mesma se alastre a países periféricos ao Euro, as praças bolsistas ressentiram-se e a portuguesa não foi excepção com o PSI 20 a cair mais de 10 por cento e com a agência de notação financeira Moody`s a alertar para a possibilidade de descida do rating de Portugal «em um ou dois níveis».

PUB

No entanto, na sexta-feira o vice-presidente da Moody`s afirmou não esperar que «o rating de Portugal desça».

Para esta semana, o destaque vai para a divulgação, dia 13 (quinta-feira), do PIB da Zona Euro relativo ao primeiro trimestre do ano, «sendo esperada uma expansão de 0,1 por cento face ao trimestre anterior, e de 0,5 por cento face ao trimestre homólogo», prevê a analista do Millenium BCP Telma Santos.

Também será conhecida a produção industrial de Março na Zona Euro, antecipando uma «subida mensal de 0,9 por cento».

Na Alemanha será conhecido o PIB de Janeiro a Março, com os mercados a anteciparem uma estagnação face ao último trimestre de 2009 e um crescimento de 1,2 por cento comparativamente ao primeiro trimestre de 2009.

A nível das empresas, serão apresentados os resultados relativos ao primeiro trimestre de 2010 da Deutsche Post, Deutsche Postbank, Unicredit, Allianz, Fortis, ING, Credit Agricole, telefónica, Vivendi e E.ON.

Em Portugal, a Zon e a Sonae Sierra apresentam os resultados dia 12 (quarta-feira), antes da abertura da bolsa e a Cimpor faz o mesmo depois do fecho do mercado. A Mota Engil apresenta os resultados dia 13 (quinta-feira), antes da abertura dos mercados e a Sonae Indústria no mesmo dia depois do fecho.

Nos Estados Unidos, destaque para o indicador da confiança dos consumidores medida pela Universidade de Michigan, «prevendo-se um aumento dos 72.2 para 73.5 em Maio», considera a analista.

Também esta semana, Walt Disney, MBIA, Macy's, Cisco e Nvidia apresentam os resultados referentes ao primeiro trimestre.

PUB

Relacionados

Últimas