Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócios-gerentes: direito a subsídio de desemprego é «urgente»

Apelo parte da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCSP) pediu esta sexta-feira urgência na introdução do subsídio de desemprego para sócios-gerentes, alertando que muitas empresas fechadas eram dirigidas por casais que o mercado de trabalho convencional não absorve.

Ao abordar a matéria, no Porto, com o secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, o presidente da CCSP, João Vieira Lopes, disse que este ano se deverá repetir o cenário de 2011, altura em que fecharam mais de cem estabelecimentos por dia.

PUB

«Em parte desses estabelecimentos, os seus gerentes muitas vezes são casais numa fase de vida em que praticamente não têm direito a empregabilidade», disse o dirigente associativo, assinalando que «poderá haver algumas dezenas de milhar de pessoas nessas circunstâncias», cita a Lusa.

A proteção social para comerciantes e membros de órgãos estatuários está prevista no acordo tripartido de concertação social e Marco António Costa previu que o plano governamental alusivo esteja ultimado até ao final deste mês.

Marco António Costa escusou-se, contudo, a adiantar pormenores da proposta final do executivo, argumentando que os primeiros a conhecê-la em detalhe, «e a contrapor as suas propostas», serão os parceiros sociais.

Ainda segundo o governante, a reunião com a CCSP - na qual também esteve presente a Associação de Comerciantes do Porto - serviu igualmente para obter a «cumplicidade positiva entre o mundo empresarial e o Estado» na aplicação de um programa de microcrédito, com uma primeira tranche de 15 milhões de euros, para ajudar a nascer e a vingar os pequenos projetos empresariais de matriz inovadora.

O programa «Impulso Jovem», para abrir as portas do mundo de trabalho a 89 mil jovens, foi outra das matérias em debate, tendo o governante sublinhado a necessidade de um «envolvimento forte» das estruturas sociais na sua implementação.

«O seu sucesso dependerá muito da capacidade de envolvermos ativamente aqueles que têm experiência acumulada».

PUB

Últimas