Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro das Finanças garante que não há "um único euro de cativações" no SNS

Segundo Centeno, dos 1.400 milhões de euros anunciados para pagamentos de dívidas dos hospitais, 900 milhões foram já “concretizados” no período anunciado.

O ministro das Finanças garantiu hoje que “não há um único euro de cativações no Serviço Nacional de Saúde”, em resposta ao CDS, que acusou o Governo de fazer cativações encapotadas.

O ministro Mário Centeno está hoje de manhã a ser ouvido numa comissão parlamentar conjunta de Finanças e Saúde, a pedido do CDS e do PSD.

PUB

Não há um único euro de cativações no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Quem fala em cativações desconhece totalmente a gestão financeira na saúde”, afirmou Mário Centeno.

A deputada do CDS Isabel Galriça Neto tinha interpelado o ministro sobre o que considera como subfinanciamento na Saúde, destacando os pagamentos em atraso por parte dos hospitais EPE.

Bem pode o ministro da Saúde anunciar injeções de capitais, que o senhor ministro das Finanças congela esses pagamentos, que mais não são do que cativações encapotadas”, acusou a deputada do CDS, questionando Mário Centeno sobre quais os hospitais que já receberam efetivamente o reforço de verbas que tinha sido anunciado.

Em resposta às questões dos pagamentos por parte dos hospitais aos fornecedores, Centeno indicou que 98% de todas as faturas identificadas ao abrigo da regulação de pagamentos em atraso no SNS foram pagas até ao início deste mês.

PUB

Segundo o ministro, dos 1.400 milhões de euros anunciados para pagamentos de dívidas dos hospitais, 900 milhões foram já “concretizados” no período anunciado.

O ministro das Finanças reconheceu em janeiro que existe um problema com os pagamentos aos fornecedores na saúde, mas afirmou que o Governo está a combatê-lo, afirmando existirem cerca de 1.400 milhões de euros em 2018 para esse fim.

Os pagamentos em atraso são um problema que o Governo reconhece e está a atacar", afirmou na altura Centeno na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

PUB

Últimas