Já fez LIKE no TVI Notícias?

SCUT: CTT já vendem identificadores para pagar portagens

Relacionados

Carregamentos dos saldos dos pré-pagos podem ser feitos nas estações dos Correios, nos agentes «Payshop» e através do Multibanco

Os CTT começam esta quinta-feira a fornecer nos seus balcões os Dispositivos Electrónicos de Matrícula, ou identificadores, que serão utilizados para o pagamento de portagens nas SCUT Norte Litoral Grande Porto e Costa de Prata.

O administrador dos CTT, Marcos Batista, explicou que, além das formas de pagamento tradicionais - pós-pago e Via Verde - serão disponibilizadas duas novas modalidades: pré-pago anónimo e pré-pago titulado.

PUB

No pré-pago titulado, explicou, é feito «um carregamento normal como num telemóvel, que pode ser feito nas estações dos Correios ou nos agentes Payshop, havendo um abate na conta pré-pago».

Já o pré-pago anónimo garante aos condutores «a confidencialidade de todas as suas deslocações».

Os carregamentos dos saldos dos pré-pagos podem ser feitos nas estações dos Correios, nos agentes Payshop e através do Multibanco, sendo que os carregamentos feitos na modalidade pré-pago anónimo têm uma validade de 90 dias.

Identificadores vão custar 27 euros

Os identificadores comercializados pelos CTT, que vão custar 27 euros, podem ser utilizados apenas nas três auto-estradas (Norte Litoral, Grande Porto, Costa de Prata), «esperando-se que dentro de alguns meses possam ser utilizados em todas as restantes auto-estradas», de acordo com a empresa.

O administrador dos CTT explicou que, no caso dos automóveis estrangeiros, os condutores podem aderir a um sistema de pré-pagamento anónimo, com dispositivo temporário, mediante o pagamento de uma caução de 27 euros e fazendo um carregamento inicial obrigatório de 50 euros para os veículos ligeiros ou 100 euros para os veículos pesados.

PUB

O condutor pode devolver o dispositivo num prazo de 30 dias e se este estiver em bom estado recebe a caução paga, descontada do valor de aluguer correspondente ao período de utilização.

Marcos Batista disse que os condutores também se poderão dirigir às estações de correios para fazerem o pedido de isenções e descontos.

Os CTT disponibilizam no seu «site», na Internet, uma espécie de simulador em que os «candidatos às isenções podem saber se têm ou não esse benefício».

Serviço de alertas no telemóvel

Para saberem, os condutores devem «introduzir o seu código postal» e, se tiverem direito a isenções e descontos, «deslocarem-se a uma estação dos Correios com os documentos necessários para pedir a isenção».

Os CTT vão disponibilizar também um serviço de alertas no telemóvel que permite ao condutor ser avisado quando o saldo atinge um nível mínimo, que é definido pelo próprio condutor.

A adesão a este sistema de alertas é gratuita.

O administrador dos CTT explicou que os cerca de 1.500 condutores que já tinham feito e pago a pré-reserva do identificador vão receber o dispositivo «com o saldo que foi depositado».

Já os condutores «que tinham feito a pré-reserva mas que não tinham pago, terão que iniciar o processo à luz desta nova legislação», disse Marcos Batista, sublinhando que os CTT destruíram a base de dados destes cerca de 1.500 utilizadores para respeitar a sua privacidade.

As portagens nas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata começam a ser cobradas dia 15 de Outubro.

PUB

Relacionados

Últimas