Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI pronto para financiar mais a Europa

Relacionados

Seja apoio técnico, seja financiamento adicional - Fundo está pronto a ajudar

O Fundo Monetário Internacional está preparado e em condições de providenciar mais financiamento à Europa. Foi isso mesmo que garantiu a directora-adjunta da instituição, no dia em que o Presidente da Comissão Europeia adiantou que os líderes europeus pretendem reforçar o FMI.

«Nós estamos prontos para dar aos europeus o que eles precisarem de nós, seja apoio técnico, ajuda a monitorizar as suas economias, nós podemos fazê-lo», disse Nemat Shafik, numa entrevista, citada pela Bloomberg.

PUB

Mais: «Se for financiamento adicional, nós também estaremos prontos para o fazer».

A responsável do FMI sublinhou ainda os alertas do fundo, de que «a economia mundial está a entrar numa fase muito perigosa».

«Temos dito que o abrandamento económico na Europa e nos Estados Unidos tem significado que o crescimento económico a nível mundial será provavelmente mais baixo que o esperado».

FMI pode aumentar a sua dotação orçamental

Na mesma linha de raciocínio, Passos Coelho admitiu, em conferência de imprensa, que «os países que têm taxas de crescimento robustas possam dar um contributo mais significativo para o mandato do Fundo Monetário Internacional».

«O FMI poderá reforçar a sua dotação de capital: há um convite aos países que têm gerado mais excedentes nos últimos anos para que possam reforçar o seu capital junto do FMI. Tal como na Europa, são hoje os países com maiores excedentes ou melhor performance económica que podem ajudar os que estão pior».

PUB

Relacionados

Últimas