Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rating: Fitch baixa avaliação da Irlanda em três níveis

Custos adicionais para reestruturar e apoiar sistema bancário irlandês explicam decisão

A Fitch cortou o «rating» da Irlanda esta quinta-feira. A agência de notação financeira baixou a classificação da dívida de longo prazo em três níveis, de A+ para BBB+, com um outlook estável.

Este corte na avaliação do «rating» irlandês «reflecte os custos orçamentais adicionais para reestruturar e apoiar o sistema bancário», lê-se na nota da Fitch, citada pela Bloomberg.

PUB

Nem a aprovação do plano de ajuda no valor de 85 mil milhões de euros à Irlanda e nem a viabilização do Orçamento mais severo de sempre no país demoveram a Fitch deste corte de «rating». A agência de notação financeira argumenta com os elevados custos que implicam o resgate do sistema bancário irlandês, depois de o país ter recorrido à ajuda externa.

Deste modo, «o perfil de crédito soberano da Irlanda já não é compatível» com uma avaliação mais alta.

A nova classificação deixa a Irlanda dois passos acima da Grécia, que foi o primeiro país a recorrer à ajuda da União Europeia e do FMI para salvar as contas públicas.

Também a Standard & Poor`s já tinha baixado o «rating» irlandês em dois níveis a 23 de Novembro último. A justificação dada foi que «o Governo irlandês parece destinado a pedir empréstimos acima das nossas previsões para financiar novas injecções de capital no problemático sistema bancário da Irlanda».

Economista: «A Irlanda deve sair do euro»

Irlanda: Orçamento de austeridade aprovado. FMI aplaude

PUB

Últimas