Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI acredita que EUA já estão em recessão

Relacionados

Elogia corte das taxas de juro pela Fed e aconselha BCE a fazer o mesmo

O Fundo Monetário Internacional (FMI), que apresentou esta quarta-feira as suas previsões para a economia mundial, acredita que o risco de recessão mundial cresceu para 25%. Mas no que se refere aos EUA, a entidade aposta que já estão em recessão.

Embora considere que esta recessão da maior economia do Mundo será «suave», diz ser possível que a crise financeira gere uma contracção na economia a nível global. As probabilidades de o crescimento mundial cair para menos de 3% são agora de 25%.

PUB

A economia dos EUA deverá crescer 0,5%, quando antes o FMI esperava que crescesse 1,5% este ano.

A economia mundial deverá crescer 3,7%, face aos 4,1% anteriormente esperados. O novo valor representa uma desaceleração superior a 12 décimas face à expansão registada em 2007.

FMI eleva previsão para taxa desemprego nacional para 7,6%

FMI corta 5 décimas à previsão de crescimento nacional para 1,3%

E mesmo esta taxa deverá ser impulsionada sobretudo pelas economias emergentes, como a China e a Índia, já que a economia chinesa deverá abrandar mas, mesmo assim, crescer 9,3% e a indiana 7,9%.

Também para o Japão se espera um abrandamento, para 1,4%.

A ensombrar as perspectivas estão as perdas dos bancos, resultantes da crise financeira, e que ainda não estarão totalmente contabilizadas, bem como o disparo dos preços de alguns bens, como alimentos e energia.

No que se refere às taxas de juro, o FMI aplaude a actuação da Reserva Federal norte-americana, dizendo que as descidas no preço do dinheiro nos EUA têm sido justificadas e devem continuar. Já no que toca ao Banco Central Europeu (BCE), o FMI reitera que a instituição monetária tem margem para baixar as taxas, apesar da elevada inflação (que atingiu 3,5% em Março), uma vez que esta deve recuar para 2% em 2009, colando-se assim ao tecto estabelecido pelo BCE como ideal para assegurar a estabilidade de preços, a sua principal preocupação.

PUB

Relacionados

Últimas