Já fez LIKE no TVI Notícias?

Japão está preocupado com Espanha

«Situação na Europa acalmou», mas país está atento às «obrigaçõws do Estado de Espanha»

O Japão está preocupado com Espanha. Até aplaude os progressos alcançados pela Zona Euro para combater a crise da dívida, mas não deixa de estar atento à situação de nuestros hermanos.

«A situação na Europa acalmou. As medidas adotadas pelo Banco Central Europeu no final do ano passado foram muito eficazes. No entanto, alertou, os problemas da dívida dos países europeus ainda não acabaram, havendo a «preocupação em relação às obrigações do Estado de Espanha», disse o ministro japonês das Finanças, Jun Azumi, em conferência de imprensa, de acordo com o diário económico Nikkei.

PUB

No final de dezembro, o BCE emprestou 489 mil milhões de euros a 523 bancos europeus para aliviarem as condições de crédito e no final de fevereiro emprestou 529,53 mil milhões de euros a 800 bancos da Zona Euro.

O ministro disse ainda que Tóquio não tomou uma decisão acerca da possibilidade de reforçar a sua participação no Fundo Monetário Internacional (FMI) para apoiar as finanças europeias e que esta questão será discutida na próxima reunião de ministros das Finanças do G20, em Washington, no próximo dia 20.

«Creio que seria melhor para os mercados e para a economia global se conseguíssemos alcançar progressos [quanto às contribuições para o FMI] quando nos reunirmos em Washington a 20 de abril».

Jun Azumi acrescentou que o Japão, que tem a segunda maior participação no FMI depois dos EUA, pretende ainda «consultar outras nações, como os Estados Unidos, antes de decidir os detalhes da sua contribuição».

PUB

Últimas