Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal pode sair do euro?

Relacionados

Para o Nobel da Economia esse é um cenário possível. E o leitor? Concorda? Deixe-nos a sua opnião

Portugal, juntamente com Espanha e Irlanda, corre sérios riscos de ser arrastado pela crise que se vive na Grécia. A opinião é de Paul Krugman, Nobel da Economia, que teme que a Grécia seja mesmo forçada a sair da Zona Euro.

«Não ficaria surpreendido de ver um ou dois países forçados a sair do euro», disse Krugman, citado pela Bloomberg.

PUB

Cavaco: sair do euro é «totalmente improvável»

Euro recua quase 0,5% face ao dólar

«Creio que há uma possibilidade plausível de que a Grécia seja obrigada a sair e esse contágio provocaria sérios problemas a todos os restantes países», acrescentou o economista.

Mas Krugman foi mais específico e sublinhou três países com elevado risco: Espanha, Irlanda e Portugal.

E o leitor? Concorda? Deixe-nos a sua opnião

Apesar da previsão pessimista, Krugman não acredita que a Europa colapse, considerando que ficaria «realmente surpreendido» se a França, a Alemanha ou os países do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) não defendessem «com unhas e dentes a moeda única no futuro mais imediato».

PUB

Krugman, que falou ao «El País» salientou, na entrevista, que o problema económico mundial que mais o preocupa é o que opõe os que defendem medidas de estímulo para combater a recessão e os que defendem medidas de austeridade nas contas públicas. A questão, aliás, dividiu as delegações na última reunião do G-20, em Toronto.

«Foi uma coisa escandalosa, uma vez que o estado da economia mundial se encontra ainda muito longe de estar recuperado», disse Paul Krugman.

[Notícia actualizada]

PUB

Relacionados

Últimas