Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha rejeita aprovação de mais medidas de austeridade

Governo terminou 2010 com défice de 5,1% do PIB

A ministra da Economia espanhola afirmou esta quarta-feira que o Governo não prevê medidas de austeridade adicionais, mas apenas cumprir as que já estão em vigor e que começam a fazer o seu efeito no défice, que caiu mais do que o esperado.

Dados do Executivo, que antecipam o valor oficial a revelar em breve, confirmam que o Governo central terminou 2010 com um défice de 53.444 milhões de euros, ou 5,1% do PIB, menos oito décimas do que a previsão do próprio executivo, que era de 5,9%, escreve a Lusa.

PUB

Estes valores - explica o Governo - implicam «cortar o défice em metade (menos 45 mil milhões de euros face a 2009» - passando de 9,4 para 5,1% do PIB e conseguir baixar o défice em oito mil milhões de euros «face ao previsto».

Em comunicado, o Executivo explica que a redução «se deveu à contenção dos gastos e à melhoria das receitas», que foram cinco por cento maiores do que o previsto.

De notar que a este valor de défice há ainda que somar os défices das restantes administrações espanholas, nomeadamente os governos regionais e locais.

PUB

Últimas