Já fez LIKE no TVI Notícias?

Número de desempregados está a aumentar

Estimativa provisória da taxa de desemprego de outubro de 2019 é 6,5%, mantendo-se o valor do mês anterior. Governo justifica com a criação de emprego "“menos vigorosa”

Sinais de subida do desemprego é o que revelam os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em setembro de 2019, a taxa de desemprego situou-se em 6,5%, valor superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao do mês anterior, inferior em 0,1 p.p. ao de três meses antes e ao do mesmo mês de 2018.

PUB

"Aquele valor representa uma revisão em baixa de 0,1 p.p. da estimativa provisória divulgada há um mês", diz o INE.

Comparando com o mês precedente, a população desempregada aumentou 9,3 mil pessoas (2,8%) e a população empregada aumentou 10,4 mil pessoas (0,2%).

A estimativa provisória da taxa de desemprego de outubro de 2019 é 6,5%, mantendo-se o valor do mês anterior.

Na reação, o Governo atribuiu a ligeira subida da taxa de desemprego à criação de emprego “menos vigorosa”, mas sublinhou que o mercado laboral em Portugal “está bom”.

A taxa de desemprego aumentou para 6,5% em setembro deste ano, mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior, e deverá ter-se mantido nesse valor em outubro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Continua o emprego muito forte, continua a haver mais criação de emprego do que pessoas em situação de desemprego, o que significa que a economia continua a criar emprego”, reagiu o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, em Bruxelas.

PUB

Falando aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho de Competitividade da União Europeia, que reuniu na capital belga ministros destas áreas, o governante observou que, “obviamente, hoje em dia, a criação de emprego é menos vigorosa do que já foi em anos anteriores, na medida em que já houve uma redução para mais de metade da taxa de desemprego nos últimos quatro anos”.

Mas o mercado de emprego está bom, as contribuições para a Segurança Social continuam a subir de forma muito significativa e dando também, por essa via, uma contribuição importante para a consolidação das finanças públicas”, argumentou Pedro Siza Vieira.

Para o governante, “é bom saber que o emprego está a aumentar, mas é sobretudo bom saber que a maior parte do emprego que está a ser criado é com contratos por tempo indeterminado e que os salários continuam a subir acima da média da produtividade e da inflação”.

As projeções do Governo e das instituições internacionais são de que a taxa de desemprego continue a descer nos próximos anos, embora agora de forma menos vigorosa do que decorreu em anos anteriores, porque hoje em dia o nível de desemprego já é muito baixo no nosso país”, reforçou o ministro português.

PUB

Últimas