Já fez LIKE no TVI Notícias?

Água: preço pode subir mais de 750%

Relacionados

Novo modelo está a caminho. Novas regras deverão ser postas em marcha em 2014

Os consumidores vão passar a pagar água oito vezes mais cara. Isto porque com a reestruturação do setor, há mudanças a caminho. O novo modelo implicará aumentos, que em algumas zonas podem superar os 750%, escreve esta terça-feira o jornal «i».

A ideia é que o preço da água seja uniforme um pouco por todo o país, ou seja, cerca de dois euros e meio por metro cúbico. A ERSAR (entidade reguladora das águas) terá o mesmo papel que a ERSE tem na energia, ou seja, será essa entidade a fixar os preços, com uma determinada periodicidade.

PUB

As novas regras deverão ser postas em marcha em 2014, já que a proposta está a ser negociada com cautela entre a empresa Águas de Portugal (AdP) e municípios.

Inicialmente serão feitas fusões dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento - os chamados sistemas em alta - para otimizar as economias de escala e de gama. Isto é, os atuais 19 sistemas serão reduzidos a quatro ou cinco, um dos quais associará toda a bacia hidrográfica do Tejo.

Depois, mais tarde será criada uma gestão integrada do ciclo urbano da água, estando prevista a integração dos serviços domiciliários de distribuição de água e de recolha de águas residuais nos grandes sistemas criados pelas fusões.

A ideia é haver quatro ou cinco empresas do tipo da EPAL que emitam a faturação e façam as cobranças aos utentes.

PUB

Relacionados

Últimas