Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos voltam a apertar acesso ao crédito

Banca aumenta exigências na hora de emprestar dinheiro tanto a empresas como a particulares

Os critérios da banca para a concessão de empréstimos tornaram-se «ligeiramente mais restritivos» no segundo trimestre deste ano, segundo o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito divulgado pelo Banco de Portugal (BdP).

Segundo o inquérito, feito a cinco grupos bancários portugueses, os motivos para restringir a concessão de crédito tanto a empresas como particulares são os mesmos do trimestre anterior: uma «perceção menos favorável do risco», o «aumento dos custos de financiamento» do setor bancário e «restrições de balanço» impostas pelo processo de desalavancagem em curso.

PUB

Desta forma, de abril a junho, os bancos aplicaram «condições contratuais mais exigentes», entre as quais spreads mais elevados, mas também outros parâmetros, como a redução da maturidade (prazo) dos empréstimos.

Os bancos oferecem menos crédito, mas também detetam «uma diminuição da procura», sobretudo entre os particulares, tanto no segmento de habitação como no de consumo.

A escassez de crédito («credit crunch») tem sido uma preocupação do Governo e da troika. Nos relatórios das instituições internacionais à quarta revisão do memorando de entendimento com Portugal, a troika considerava que não há ainda problemas de escassez de crédito em Portugal - mas «alguns setores», e especialmente as pequenas e médias empresas, têm sentido dificuldades para se financiar, escreve a Lusa.

O inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito é uma publicação trimestral do BdP com os resultados de um inquérito aos cinco principais grupos bancários portugueses.

PUB

Últimas