Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE baixa taxa de juro para 1,25%

Desde Julho que o banco mais importante da Europa não mexia nos juros

Ao contrário do que muitos antecipavam, o Banco Central Europeu decidiu reduzir o preço do dinheiro esta quinta-feira. Naquela que foi a primeira reunião de Mario Draghi à frente da instituição, foi deliberada uma descida dos juros na Zona Euro em 25 pontos base. A taxa de referência passa a ser de 1,25%.

A decisão é totalmente apoiada pelo FMI e surge numa altura de renovadas preocupações com a crise da dívida na Zona Euro, que acabam por ser em maior grau do que os receios em torno da elevada inflação, que continuará elevada nos próximos meses, mas vai baixar em 2012.

PUB

O BCE também reduziu a taxa de juro para facilitar os depósitos para 0,5% e a taxa de facilidade relacionada com a cedência de liquidez para 2%.

Estreia de «Super Mario»

O novo líder do banco mais importante da Europa, que substitui Jean-Claude Trichet desde o dia 1 de Novembro, vai explicar a decisão, em conferência de imprensa, às 13h30.

Este alívio das taxas de juro constitui um virar de página na trajectória que vem sendo seguida pelo BCE que já aumentou este ano, por duas vezes, a taxa de juro de referência. A primeira foi em Abril e a segunda em Julho. De lá para cá, vinha-se mantendo nos 1,5%.

Os mercados estão agora na expectativa. Será que o BCE poderá estar a preparar-se para reduzir as taxas novamente no próximo mês? As atenções estarão viradas para o discurso de Mario Draghi sobre a política monetária. «Super Mario» poderá levantar o véu sobre essa matéria e também sobre o programa de compra de títulos de dívida europeia.

PUB

Últimas