Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brinquedos retirados do mercado: saiba como os pode devolver

Grupo Mattel recebeu denúncias de que há crianças a sofrerem choques

[Notícia actualizada às 15h30]

Os consumidores portugueses que adquiriram produtos da Fisher-Price podem proceder à sua devolução uma vez que a marca está a efectuar uma recolha mundial de alguns brinquedos, informou esta sexta-feira a Mattel Portugal.

PUB

«A Mattel informa os consumidores que os seguintes produtos vendidos em Portugal estão abrangidos por uma recolha voluntária mundial: Triciclos Fisher-Price (modelos B8776 e M5727), Cadeira da Papa da Fisher-Price (modelos G5919, J6995 e J7742), Parque Gatinha e Brinca (modelo 73408), Parque Multi-Diversões (modelo B2408), Ginásio 3 Etapas (modelo H9084) e Baliza Ginástica e Brincadeira (modelo K0476)», anunciou a empresa.

A Mattel Portugal sublinhou que «nem todos os produtos identificados na recolha voluntária norte-americana foram vendidos em Portugal», mas solicitou aos consumidores que pretendam mais esclarecimentos para que entrem em contacto com a empresa.

A Fisher-Price, empresa do grupo Mattel, está a recolher do mercado quase 11 milhões de brinquedos, tais como triciclos, depois de denúncias de crianças que se estão a cortar ou a apanhar choques, anunciou esta sexta-feira uma autoridade norte-americana, citada pela Bloomberg.

De acordo com a Comissão da Segurança dos Produtos de Consumo (CPSC, na sigla em inglês), a Fisher-Price informou a agência de certas falhas de fabrico e de design de alguns brinquedos, desencadeando uma investigação dos produtos da empresa que resultou na descoberta de defeitos adicionais.

PUB

A Mattel, que comprou a Fisher-Price em 1993, disse esta sexta-feira que a remoção dos briquedos vai emagrecer os lucros por acção de 2010 em 1 cêntimo.

Esta é a maior recolha de brinquedos desde que o Congresso dos EUA instaurou a nova lei de segurança dos produtos na maior economia do mundo.

A Mattel e a Fisher-Price já tinham sido multadas em 2,3 milhões de dólares (1,7 milhões de euros) em Junho do ano passado por violar as leis relacionadas com a pintura dos brinquedos, naquela que foi, até então, a maior multa civil da história da CPSC.

Entre os brinquedos que estão a ser retirados do mercado, nota para os 7 milhões de triciclos da Fisher-Price que vão sair de circulação, depois de denúncias de 10 acidentes envolvendo crianças.

«Queremos assegurar aos pais que os nossos produtos são extremamente seguros», disse a porta-voz da Fisher-Price, Juliette Reashor, num comunicado enviado à imprensa, no qual garantiu que «se for detetada alguma questão, com qualquer produto, a qualquer altura, mesmo depois de muitos terem sido vendidos e usados em segurança, serão tomadas as medidas apropriadas».

A CPSC aumentou os seus efectivos em mais de 25 por cento e adotou uma postura mais agressiva na monitorização da segurança dos produtos de consumo desde que, há três anos, houve um escândalo relacionado com a pintura de brinquedos oriundos da China, que levou à intervenção do congresso.

PUB

Últimas