Já fez LIKE no TVI Notícias?

Certificados de aforro vão render menos em Janeiro

Relacionados

Queda da Euribor a três meses dita nova descida da taxa

A três dias do final do ano, é já possível saber qual vai ser a taxa paga pelos Certificados de Aforro em Janeiro de 2011. A rentabilidade deste produto de poupança vai voltar a baixar, para 1,116%.

O valor fica assim abaixo dos 1,134% pagos para as subscrições efectuadas durante o corrente mês de Dezembro.

PUB

A fórmula de cálculo utilizada pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), que usa como referência a taxa Euribor a três meses nas 10 sessões antes da antepenúltima sessão de cada mês dita a descida da remuneração.

Os Certificados de Aforro têm perdido adeptos ao longo dos últimos meses, devido à baixa remuneração, que está muito aquém daquela que é paga pelos novos Certificados do Tesouro, cuja rendibilidade está dependente dos juros das obrigações do Tesouro a cinco e a 10 anos.

Dados do IGCP mostram que, desde o início do ano e até ao fim de Novembro, os Certificados de Aforro perderam 1.330 milhões de euros, em termos líquidos. Um movimento contrário registam os Certificados do Tesouro, no mercado desde Julho. Em apenas cinco meses foram aplicados mais de 400 milhões de euros neste produto.

Os economistas apontam para uma subida da taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE) no final de 2011, pelo que as Euribor poderão começar mais cedo a reflectir essa tendência. Se tal acontecer, é provável que a rendibilidade dos Certificados de Aforro volte a subir no ano que vem.

PUB

Relacionados

Últimas