Já fez LIKE no TVI Notícias?

Combustíveis: 420 mil vão pôr a Espanha

Relacionados

400 milhões de euros escapam anualmente para o país vizinho

Milhares de portugueses vão regularmente a Espanha abastecer os depósitos dos seus carros. DE acordo com cálculos da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), cerca de 420 mil veículos atravessam a fronteira todos os anos para poupar alguns euros em combustível.

De acordo com o «Diário Económico», no país vizinho, os preços de combustíveis já são cerca de 20 cêntimos mais baratos no caso da gasolina e dez cêntimos em cada litro de gasóleo.

PUB

Hipers: combustíveis com descontos de 12 cêntimos

Contas feitas, são cerca de 400 milhões de euros de gastos em combustíveis em Espanha.

A ANAREC estima que, por mês, 35 mil veículos vão a Espanha encher o depósito e abastecem, em média por carro, cinco mil litros.

Cerca de 90% são transportadores portugueses de mercadorias que reivindicam a descida de oito cêntimos do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) de modo a evitar aquela deslocação para Espanha, onde têm garantido poupanças anuais de 23 milhões no abastecimento, face à diferença de preços. Só o menor preço por litro do gasóleo garante a cada automobilista uma poupança de 7.200 euros por ano.

Abasteceu nu em protesto contra os preços altos

Mas quem pensa que Portugal é o único país onde os combustíveis são considerados caros, desengane-se. Na Alemanha, um consumidor, revoltado com os elevados preços, resolveu adoptar uma forma de protesto no mínimo original: dirigiu-se à bomba de combustível e abasteceu o seu veículo completamente nu.

O insólito aconteceu na zona de Bad Klosterlausnitz. De acordo com o jornal «Metro», o episódio foi registado pelas câmaras de vigilância, que mostram o homem apenas com sapatos calçados e nada mais.

Segundo o funcionário do posto de combustível, depois de abastecer o seu automóvel, o protestante entrou na loja de conveniência, pagou e saiu.

PUB

Relacionados

Últimas