Já fez LIKE no TVI Notícias?

Contadores: ERSE espera ter resultados nos próximos meses

Entidade reguladora concluiu que valor global de compensações ascende a 4 milhões de euros

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ordenou três auditorias, no continente e nas regiões autónomas, para identificar anomalias nos contadores de eletricidade e os procedimentos dos distribuidores, que estarão concluídas nos próximos meses.

Os primeiros resultados deverão sair no final deste ano ou início de 2013 para o continente, onde a operadora é a EDP, enquanto nos Açores e na Madeira, onde operam as empresas regionais, serão conhecidas as conclusões no fim do primeiro trimestre do ano, disse esta quinta-feira o presidente da ERSE, Vítor Santos, citado pela Lusa.

PUB

Minutos antes, num comunicado enviado às redações, a ERSE dizia que decidiu «no passado dia 28 de junho que os cerca de 106 mil consumidores com tarifa bi-horária afetados por anomalias de contagem deviam ser ressarcidos financeiramente pela EDP Distribuição», tendo sido apurado um valor global de compensações que ascendeu a cerca de 4 milhões de euros.

A polémica estalou depois da Deco ter anunciado esta manhã que quase metade dos contadores bi-horários no continente apresenta a hora errada, o que se reflete nas faturas. Há também problemas nos Açores e na Madeira.

O trabalho visa, agora, a «identificação de anomalias na contagem» e uma «análise dos procedimentos adotados pelos operadores na manutenção e aquisição dos equipamentos», explicou o responsável da ERSE.

«Esta auditoria está a ser acompanhada a par e passo pelo nosso Conselho Tarifário, ao nível da metodologia», referiu, acrescentando que este órgão tem emitido pareceres sobre as diferentes fases do processo.

PUB

Últimas