Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cortes: privados perdem mais de um salário por ano

Relacionados

Aumento na Segurança Social é definitivo

[Notícia atualizada]

O corte de salários por via do aumento das contribuições para a Segurança Social vai ser permanente e se houver reposição será primeiro para a Função Pública.

PUB

Mas as más notícias não se ficam por aqui: com as mexidas no IRS os trabalhadores do privado podem perder mais de um salário líquido por ano e a função pública até pode perder três, com uma maior carga fiscal.

Segundo o jornal «Público», fonte oficial do gabinete de Passos Coelho afirma que o aumento de 7% nas contribuições para a Segurança Social é definitivo, mas que pode vir a ser alterado no futuro. Primeiro para os funcionários públicos e só depois para os trabalhadores do privado.

A mesma fonte avança que nos funcionários poderá haver reposição de rendimentos, mas só no final do programa de assistência financeira, ou seja, em 2015, ano de eleições.

Mas os trabalhadores do público e do privado vão perder ainda mais do que o primeiro-ministro anunciou: as contas feitas pelo «Jornal de Negócios» mostram que no privado essa perda pode ultrapassar um salário e no público serão dois.

Vejamos: um trabalhador solteiro, com um salário líquido, a rondar os 1.100 euros, vai perder por ano 1.470 euros - é-lhe retirado um salário e meio por ano.

PUB

Na Função Pública esta perda é ainda maior uma vez que o segundo subsídio é diluído por 12 salários e agrava a tributação em sede de IRS.

É preciso ter em conta que estas simulações usam as taxas de IRS em vigor este ano e vai ser preciso esperar pela proposta de orçamento para conhecer as novas tabelas de IRS.

Fonte oficial do Ministério das Finanças considera, por isso, que estas simulações são especulativas, apesar de, em resposta ao «Jornal de Negócios» já depois da publicação do artigo, não ter querido explicar como serão então feitas as contas na prática.

PUB

Relacionados

Últimas