Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crise: portugueses falam menos ao telemóvel

Relacionados

Foram realizadas 2 mil milhões de chamadas nos primeiros três meses do ano. Mas valor representa uma diminuição de 4,6% face ao trimestre anterior

Os consumidores têm falado menos ao telemóvel. Entre Janeiro e Março foram realizadas mais de 2 mil milhões de chamadas, menos 4,6% do que nos últimos três meses do ano passado. Mas em termos homólogos a subida foi de 5%.

Já o tráfego fixo-móvel apresenta, face ao trimestre homólogo, uma variação negativa substancial, de -14,1%, «reforçando-se assim a tendência que se vem registando há alguns anos», refere a Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), em comunicado.

PUB

Até nas mensagens escritas os portugueses estão mais poupados. Apesar de terem sido enviadas mais de 6,3 mil milhões de SMS, o valor representa quase -1% do que no trimestre anterior. Mas, ainda assim, mais 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Em média, cada pessoa enviou 288 mensagens escritas. O número de MMS fica bem mais longe, com uma média de seis por mês.

Ainda assim, há quase 16 milhões de estações móveis activas, 82,7% delas com utilização efectiva no final de Março. Números que ajudam a explicar a penetração do serviço móvel em Portugal: 148,9 por 100 habitantes. Mas podem ser muitos mais.

Utilizadores da banda larga passam os 8,4 milhões

«Há que ter em conta que existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço, existem cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet, bem como cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas e cartões afectos a empresas», explica a ANACOM.

PUB

Se excluirmos as placas e modem com uso exclusivo para a Internet em banda larga móvel, «o número de equipamentos activos e com utilização efectiva ascendem a 11,9 milhões». E destas, os CTT possuem 0,6%, a Sonaecom 15,2% e a ZON 0,3%. À TMN cabe o domínio de 43,9% e à Vodafone 40,1%.

O número de utilizadores com acesso aos serviços de banda larga já superou os 8,4 milhões, só no primeiro trimestre deste ano.

Os mais adeptos dos serviços de terceira geração, como a vídeo-chamada, a transmissão de dados em banda larga e o mobile TV, chegaram a ultrapassar a barreira dos 3,1 milhões. Ou seja, a subida foi de 22,6%, em relação ao trimestre anterior.

PUB

Relacionados

Últimas