Já fez LIKE no TVI Notícias?

Farmácias avisam: alguns fármacos vão ficar mais caros

Relacionados

Associação do sector alerta ainda para que novo decreto-lei vai contribuir para o desemprego na indústria farmacêutica

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) criticou esta quinta-feira o pacote de medidas do Governo para baixar preços de medicamentos, afirmando que vai provocar o aumento de alguns fármacos.

O presidente da Apifarma, João Almeida Lopes, disse, citado pela Lusa, que no decreto-lei aprovado em conselho de ministros há vários medicamentos de categorias como antiácidos e antidepressivos que sobem de escalão, o que implicará que «os utentes vão pagar o dobro» em cerca de «25 milhões de prescrições».

PUB

Mas é a baixa de seis por cento no preço dos fármacos anunciada pela ministra da Saúde, Ana Jorge, que mais preocupa os industriais, que avisam que o Governo «está a contribuir para uma diminuição significativa do número de postos de trabalho» no sector.

O presidente da Apifarma salientou que em Maio já tinha havido uma redução de cerca de 7% nos preços dos medicamentos, acordada entre o sector e o Governo, a que acresce a que foi hoje anunciada, com «impactos económicos imprevisíveis mas certamente muito negativos».

«Não compreendemos esta política de reduções assentes no medicamento e na indústria farmacêutica. O medicamento representa cerca de 20 por cento das despesas em Saúde», afirma a direcção da Apifarma em comunicado.

João Almeida Lopes reiterou que o preço dos medicamentos em Portugal está «abaixo do dos países de referência com preços mais baixos, como a França, Espanha, Grécia e Itália».

Veja as explicações da ministra da Saúde

PUB

Relacionados

Últimas