Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fisco manda fazer penhoras ilegais

Relacionados

Provedoria da Justiça não pára de receber queixas sobre os abusos na penhora dos saldos bancários

Os bancos estão a penhorar os saldos das contas bancárias dos clientes, à margem da lei. Três anos depois de o ex-provedor de Justiça Nascimento Rodrigues ter denunciado, no Parlamento, os abusos da banca, no âmbito das penhoras ordenadas pela Direcção-Geral das Contribuições e Impostos» para pagamento de impostos em atraso, o actual titular da Provedoria da Justiça, não só continua a receber queixas dos cidadãos, como também começou a ter denúncias devido às penhoras executadas pela Segurança Social, informa o «Correio da Manhã».

Os dados estatísticos, a que o jornal teve acesso, deixam claro que, «entre 1 de Janeiro e 20 de Setembro deste ano, entraram na Provedoria da Justiça 68 queixas sobre execuções fiscais instauradas e instruídas pela DGCI». A gravidade das queixas está vincada no número de penhoras: 35, mais de metade do total, «dizerem respeito «à violação dos limites de impenhorabilidade de vencimentos, pensões e, em especial, de saldos de contas bancárias quando aí são depositados», refere a Provedoria de Justiça.

PUB

Já as denúncias sobre as execuções fiscais instruídas pela Segurança Social foram, no mesmo período temporal, «em número de seis, todas relacionadas com penhoras de vencimentos, pensões e saldos de contas bancárias, com violação, em alguns casos, dos limites de impenhorabilidade».

PUB

Relacionados

Últimas