Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo aceita portagens desde que moradores tenham isenção

Relacionados

Sócrates propõe solução para ultrapassar divergências sobre portagens nas SCUT

O primeiro-ministro propôs esta quarta-feira a cobrança de portagens «em todas as sete SCUT», desde que os residentes ou os que tenham «actividade económica registada» na área atravessada pela via fiquem isentos de pagamento.

«Ponhamos portagens em todas as sete SCUT e naquelas que venhamos a realizar, mas com uma salvaguarda: é que ninguém dos residentes na área dessa auto-estrada nem aqueles que têm actividade económica registada deva pagar nessa auto-estrada», disse à chegada à fábrica EFAPEL, no parque industrial da Lousã, Coimbra.

PUB

Para o chefe de Governo, esta é «a melhor forma de responder a todas as preocupações, de igualdade e de justiça».

«Eu pela minha parte o que é importante é que na A23 ou que na futura auto estrada transmontana, nas auto estradas do interior ou naquelas em que não há alternativa, como por exemplo no Algarve, aqueles que vivem no Algarve e têm actividade económica registada no Algarve não paguem a auto-estrada porque isso é que é o incentivo que nós damos ao desenvolvimento regional, os critérios de diferenciação positiva».

Questionado pelos jornalistas sobre a viabilidade prática da proposta, José Sócrates afirmou: «Isto é muito simples de fazer».

Com a hipótese de o Algarve também tenha portagens na Via do Infante, autarcas e cidadãos dizem que não se pode tratar de forma igual aquilo que é diferente.

Os algarvios insistem no argumento de falta de alternativa à A22 e garantem que a ideia prejudica gravemente a economia da região.

Argumentos idênticos usa a região Norte, que não quer ser a «ovelha negra», e a única obrigada a pagar portagens.

A opção de um acordo parece agora mais clara, depois de nos últimos dias, Governo e PSD terem extremado posições.

SCUT: «Se PS fizer finca-pé crava a sua derrota»

PUB

Relacionados

Últimas