Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo admite alargar subsídio de desemprego dos jovens

Relacionados

Propostas da UGT podem ser aceites embora margem para negociar seja «curta»

O Governo está disponível para negociar um alargamento do tempo de concessão do subsídio de desemprego para os mais jovens, admitiu o ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, em entrevista à Renascença.

A proposta do Governo para rever o regime do subsídio de desemprego prevê cortes de um a cinco meses na atribuição aos mais jovens, mas Pedro Mota Soares diz que há uma «curta margem de manobra» para negociar estes prazos.

PUB

«A UGT fez-nos um conjunto de propostas para se poder aumentar um pouco mais o período de concessão do subsídio de desemprego aos trabalhadores mais jovens e nós estamos disponíveis para ouvir estas propostas e tentar encontrar um compromisso», afirmou o ministro à rádio.

Mostrando disponibilidade para «acolher algumas» das propostas, o governante sublinhou que a margem de manobra para negociar é «curta».

A proposta do Governo para a revisão do regime dos subsídios de desemprego facilita o acesso à prestação, reduzindo de 15 para 12 meses o período mínimo de descontos para se ter direito à prestação, mas a duração da atribuição encolhe. Para os trabalhadores com menos de 30 anos que tenham descontado menos de 15 meses, por exemplo, a atribuição de subsídio cai de 9 para 4 meses.

O ministro explicou também que, apesar da alteração das regras, nem todos perdem os direitos adquiridos.

PUB

Relacionados

Últimas