Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa

Numa década, os preços dispararam 6,4%

Numa altura em que os preços dos combustíveis não param de aumentar, Portugal é assinalado como um dos países europeus onde abastecer fica mais caro. A conclusão é do Observador Cetelem que, em comunicado divulgado esta quinta-feira, revela que os índices de preços de combustíveis dispararam 6,4% e os de utilização dos automóveis chegaram aos 6%, entre 1998 e 2008. Esta é uma tendência que parece manter-se na actualidade.

Combustíveis: ministro questiona aumentos, revendedores explicam

PUB

Combustíveis: taxistas aplaudem «preocupação» do ministro

Para o aumento do preço de utilização dos veículos contribuiu a subida do preço dos combustíveis. Isto está relacionado com a evolução dos preços do petróleo (o Brent, que serve de referência às importações portuguesas, já ultrapassou os 86 dólares por barril esta quinta-feira).

Os combustíveis «integram também uma parte significativa de impostos, com níveis e evoluções específicas em cada país».

Combustíveis: ACP quer «investigação exaustiva» aos aumentos

Por isso, o preço do litro de gasóleo era constituído por mais de metade de impostos em todos os países, nos primeiros seis meses do ano passado.

Espanha e Alemanha acompanham Portugal nas subidas de preços. Os combustíveis registaram aumentos superiores a 6%, naqueles dois países. Em Itália, o aumento foi mais ligeiro, mas mesmo assim apontou para os 4%.

É de ter em conta a inflação para compreender a evolução dos preços: foi «particularmente alta nos preços da mão-de-obra para a manutenção e reparação dos veículos». Em Portugal, a inflação chegou quase aos 3%, no período em análise.

PUB

Últimas