Já fez LIKE no TVI Notícias?

Reforma: as vantagens de começar a poupar já

Sabia que é diferente começar a poupar aos 30 ou aos 35 anos?

Quanto mais cedo começarmos a poupar para a reforma, maior será o potencial de valorização do investimento realizado, fruto do efeito capitalização. Por exemplo, sabia que faz toda a diferença começar a poupar aos 30 ou aos 35 anos?

Uma análise do ActivoBank7 revela que, além da idade em que se começa a poupar, também a estrutura dos investimentos que fazemos pode ser determinante para o rendimento obtido.

PUB

«Quanto mais cedo começarmos a poupar, maior receptividade haverá para o risco, uma vez que este se dilui no longo prazo, e mais atractivas se tornam as taxas de rendibilidade», esclarece o banco.

Quer isto dizer que se deve começar a poupar o mais cedo possível. Só assim os nossos investimentos ultrapassam as flutuações normais dos mercados e permitem obter um maior rendimento. E variar nos produtos de investimento tambem pode ser uma boa ideia, porque diminui o risco.

Poupar para a reforma implica mudança de mentalidade

Atingir a idade de reforma implica um conjunto de oportunidades e de desafios. Mas requer também uma mudança de mentalidade.

Esta é normalmente uma fase em que os filhos já estão criados e já não dependem dos pais, o que pode significar algum alívio no orçamento, mas, por outro lado, é também uma fase em que a idade mais avançada faz subir algumas despesas, nomeadamente as relacionadas com a saúde. E, cada vez mais, têm de ser as pessoas a preocupar-se com isso, em vez de esperarem apenas pelo apoio estatal.

Embora Portugal tenha conseguido sair da situação de «alto risco» no que diz respeito à sustentabilidade da Segurança Social, a verdade é que continua a ser importante consciencializarmo-nos de que «a nossa reforma é uma preocupação pessoal, é algo que deverá fazer parte da nossa estratégia de preparação do futuro», refere a análise do ActivoBank7.

Neste sentido, a poupança deverá ser «cuidadosa». Perante a situação de crise que vivemos, é necessário escolher ponderadamente onde vamos aplicar o capital. Para isso, nada como consultar os especialistas em investimento que qualquer banco pode indicar aos seus clientes.

PUB

Últimas