Já fez LIKE no TVI Notícias?

SCUT: confusão nas lojas para comprar chip

Relacionados

Viva Verde tem apenas uma loja no Porto. Tempo de espera durou mais de seis horas

Centenas de pessoas esperaram esta quarta-feira cerca de seis horas para obter a via verde na única loja do Porto, reclamando mais postos de venda do dispositivo que permitirá pagar portagens nas SCUT a partir de sexta-feira.

«A cidade do Porto é bastante grande e só existe uma casa para atendimento. É impossível dar resposta a tanta gente», disse Duarte Pacheco, de 66 anos, morador em Ermesinde, em declarações à Lusa.

PUB

SCUT: Tribunal aceita providência cautelar

«Devia haver mais locais de atendimento, nem que fosse preciso improvisar», criticou Duarte Pacheco que chegou à loja da Via Verde na Avenida Fernão de Magalhães às 6h30 e por volta das 11h00 ainda não tinha sido atendido.

Também Agostinho Seixas teve de esperar quatro horas para ser atendido. Após as horas de espera, Agostinho Seixas já tinha feito todas as contas necessárias para expor uma reclamação à Via Verde.

«Cheguei às 7h15. Sou o número 85, tenho atendimento previsto para as 11:30. Estão mais de quarenta pessoas à minha frente. Calculo uma discrepância de mais de seis horas entre a hora prevista e a hora a que vou ser atendido», apontou o empresário de 39 anos, residente na Maia.

A Via Verde tem quatro lojas na área de influência destas três SCUT: Porto, área de serviço Trofa/Santo Tirso da A3, Santa Maria da Feira e Aveiro.

PUB

Para ter direito a isenções e descontos nas portagens nas SCUT do Norte, os clientes da Via Verdetêm 60 dias para mostrar os documentos do automóvel, caso façam o pedido de habilitação na Internet.

Carros estrangeiros têm de ter identificador

Os automóveis com matrícula estrangeira também terão de utilizar um dispositivo electrónico para circularem nas SCUT do Norte.

Podem optar por um dispositivo temporário, no caso de uma estadia curta, ou adquirir um dispositivo da entidade de cobrança e, neste caso, «contratar um sistema de pagamento automático (débito em conta) ou um pré-pagamento», segundo esclarece o Ministério das Obras Públicas no seu site da Internet.

No primeiro caso, dispositivo deverá estar associado a um sistema de pagamento automático (débito em cartão de crédito) ou a um sistema de pré-pagamento, sendo o valor mínimo de carregamento de 50 euros para os veículos ligeiros ou 100 euros para os veículos pesados.

Já o dispositivo da entidade de cobrança, que pode ser a Via Verde ou outra, destinado a estadias mais longas, custa 27 euros.

O início do pagamento de portagens nas até agora auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata está marcado para sexta-feira, sendo feito unicamente por via electrónica.

Via Verde já vendeu 43 mil identificadores para as SCUT

PUB

Relacionados

Últimas