Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trabalhamos 133 dias para pagar impostos

Relacionados

Estudo da Associação Industrial Portuguesa demonstra que este ano foi preciso trabalhar mais um dia do que no passado para cumprir obrigações fiscais

São quase cinco meses a trabalhar só para pagar impostos. Os portugueses trabalharam 133 dias para poder cumprir com as obrigações fiscais deste ano, mais um dia do que no ano passado. A conclusão é de um estudo da Associação Industrial Portuguesa.

Ou seja, este ano o «Dia da Libertação dos Impostos» corresponde a 13 de Maio, dia em que o português médio já terá conseguido juntar o rendimento suficiente para poder pagar os seus impostos. Ainda assim, são menos 5 dias a laborar, em relação a 2008.

PUB

Os resultados apontam também para o tempo de trabalho necessário para pagar a totalidade do sector público. Os portugueses terão de trabalhar até dia 7 de Julho, isto é, 188 dias e mais dois do que no ano passado, para pagar as despesas da Administração Pública.

A explicação está «no fraco crescimento económico esperado para 2010» e na «manutenção ou ainda não reversão de algumas medidas de estímulo orçamental adoptadas em meados e no final de 2008», revela a AIP-CE em comunicado.

Com este estudo, a associação pretende contribuir para uma melhor análise da fiscalidade e da despesa pública.

Esta estimativa teve em linha de conta a informação relativa à execução orçamental de 2009 e dos primeiros meses do corrente ano, sem esquecer o crescimento da receita fiscal previsto no Orçamento do Estado para 2010.

PUB

Relacionados

Últimas