Já fez LIKE no TVI Notícias?

"Saímos do PDE, mas problema não está resolvido. Dívida continua lá"

Presidente do Conselho de Finanças Públicas defende que não há soluções milagrosas nem rápidas para reduzir dívida pública

A presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, afirmou esta segunda-feira que “não há soluções milagrosas nem soluções muito rápidas” para reduzir a dívida pública, defendendo que é preciso disciplina orçamental e crescimento económico para resolver este problema.

Teodora Cardoso, que falava esta segunda-feira em Lisboa na apresentação do estudo “Que caminhos para a dívida pública portuguesa?”, da Plataforma para o Crescimento Sustentável, considerou que este relatório “é um trabalho muito sério” na medida em que “advoga que não há soluções milagrosas”, pelo que será sempre necessário “gerir muito cuidadosamente a economia e o orçamento”.

PUB

Não há soluções milagrosas nem soluções muito rápidas. Precisamos de facto de reduzir o rácio da dívida pública para se tornar sustentável, mas não podemos imaginar que podemos fazê-lo muito rapidamente. Temos de fazê-lo com persistência e segurança”, defendeu a economista.

A presidente do Conselho de Finanças Públicas disse que garantir esta redução sustentável da dívida pública tem de assentar em dois eixos: por um lado, numa “grande disciplina orçamental, conduzindo a um saldo primário positivo não exagerado na ordem dos 2 a 3% do PIB” e, por outro, assegurar que a economia cresce.

Não podemos pensar que saímos do Procedimento por Défice Excessivo [PDE] e o problema está resolvido. Não está. A dívida continua lá”, afirmou ainda Teodora Cardoso, considerando que é preciso “uma grande viragem” na estrutura da economia portuguesa para que o crescimento económico assente no aumento da produtividade.

A presidente do Conselho de Finanças Públicas disse ainda que, “sendo uma solução sobretudo de segurança e de perseverança a prazo, exige mudanças de natureza institucional à cabeça e um grande consenso político no sentido de as realizar”.

PUB

Últimas