Já fez LIKE no TVI Notícias?

Áustria apoiará Portugal se não voltar ao mercado em 2013

Presidente Heinz Fischer diz que o nosso país está a fazer tudo o que lhe foi pedido

A Áustria continuará a apoiar Portugal mesmo que o país não consiga regressar aos mercados em 2013, assegurou o presidente austríaco, Heinz Fischer, sublinhando no entanto que uma tal situação seria «um desafio à solidariedade europeia», noticia a agência Lusa.

«Se as necessidades de Portugal aumentarem no futuro, isso será certamente um desafio à solidariedade europeia. Mas se for esse o caso, a Áustria não ficará seguramente de lado», afirmou Heinz Fischer numa conferência de imprensa conjunta com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva.

PUB

O chefe de Estado austríaco respondia a uma questão sobre se a Áustria voltaria a dar o seu apoio a um empréstimo europeu a Portugal se o país não conseguir regressar aos mercados em 2013.

Heinz Fischer tinha explicado antes que o apoio do seu governo a um empréstimo à Grécia gerou controvérsia no país, com alguns setores a questionarem se Atenas seria capaz de ultrapassar a situação. «Prevaleceram aqueles que defendem que a Europa não deixa ninguém para trás e penso que isso foi um sinal forte para os mercados», disse.

«Bem diferente» foi o debate sobre o apoio a Portugal: «Tivemos desde o início a convicção de que os números estavam certos e de que Portugal ia ultrapassar a situação», disse.

Um ano depois do empréstimo, disse o presidente austríaco, a Áustria «tem toda a confiança que Portugal está a dar todos os passos para ultrapassar esta difícil situação», acrescentando que o seu país continuará a «ser um parceiro e a desenvolver uma cooperação intensa para ajudar» Portugal.

PUB

Últimas