Já fez LIKE no TVI Notícias?

Merkel: «Europa está prestes a criar união orçamental»

Relacionados

Chanceler alemã admite que crise pode demorar anos e diz que serão necessárias «regras rígidas» para refundar a Europa

Angela Merkel disse esta sexta-feira, no Parlamento, que a Europa está prestes a criar um união orçamental, depois de na quinta-feira ter discutido com o Presidente francês formas de «refundar» a Europa.

«Não estamos apenas a falar sobre uma união orçamental, estamos prestes a realizá-la», afirmou a chanceler alemã, acrescentando que serão necessárias «regras rígidas», pelo menos para a Zona Euro.

PUB

Solução para a crise pode demorar anos

Merkel voltou a frisar que os «eurobonds» (títulos europeus de dívida pública) não são a solução para os problemas da União Europeia e que só os defendem quem «ainda não entendeu a crise».

A chanceler alemã explicou que a solução para a crise financeira não será rápida, devendo demorar anos a acontecer. Por isso, requer alterações aos tratados europeus.

«O Governo alemão tornou claro que a crise europeia não será resolvida num ápice», afirmou, acrescentando que a solução «é um processo e esse processo levará anos».

A chefe do governo alemão defendeu ainda a independência do Banco Central Europeu (BCE) como garantia de estabilidade financeira, descrevendo a instituição como «uma grande conquista da nossa democracia».

Merkel e Sarkozy têm pressionado a Europa para que seja feita uma reorganização da legislação europeia existente como forma de evitar o colapso da Zona Euro.

A posição da chanceler alemã surge poucos dias antes da realização da Cimeira da União Europeia, em Bruxelas, marcada para dia 9 deste mês, onde Merkel e Sarkozy pretendem apresentar um plano conjunto para «refundar» a Europa.

PUB

Relacionados

Últimas