Já fez LIKE no TVI Notícias?

Moody's corta rating da Grécia e não afasta nova descida

Decisão já está a causar caos nos mercados

A Moody's acaba de cortar a classificação da dívida pública grega. A agência de notação financeira cortou a nota de A2 para A3, o que está a aumentar ainda mais a pressão sobre os mercados da dívida e bolsistas. A nova classificação está apenas quatro notas acima da classificação de junk bond (obrigações especulativas que apresentam elevada probabilidade de incumprimento, apresentando, por isso, um elevado risco).

A agência acredita que «há um risco significativo de que a dívida só estabilize num nível mais elevado e mais caro do que o anteriormente previsto», ou seja, a Grécia poderá ter de pagar um custo muito mais elevado que o esperado para se financiar nos mercados internacionais.

PUB

Spread da dívida nacional bate recorde com tragédia grega

Em resultado, a dívida pública grega está a afundar e os juros estão a disparar, contagiando as dívidas de outras economias «periféricas», como Portugal, Irlanda e Espanha. A bolsa de Atenas também está a cair cerca de 4,5%.

O pior é que a agência admite efectuar um novo corte na classificação da dívida grega, admitindo mesmo ser «improvável» que o rating se mantenha no nível actual, avisando que a dívida grega está sob revisão para possíveis novos cortes.

«É improvável que o rating se mantenha em A3, a não ser que as medidas do Governo possam restaurar a confiança dos mercados e travar a contínua subida das taxas de juro e o baixo crescimento económico», factores que, alerta a Moody¿s, em última instância, podem «minar a capacidade do Governo grego de reduzir de forma sustentável a dívida» pública.

«Apesar de o governo grego parecer estar a implementar as medidas previstas no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) dentro do timing previsto ou até a um ritmo superior, o difícil contexto macroeconómico e financeiro torna o cumprimento do PEC cada vez mais desafiante», pode ler-se na nota da agência.

PUB

Últimas