Já fez LIKE no TVI Notícias?

Resgate da Grécia não vai gerar um evento de crédito

Relacionados

Trichet não exclui a possibilidade de a Grécia estar sujeita a que as agências de notação considerem que país está em incumprimento

O novo plano de resgate da Grécia, que conta com a contribuição dos bancos credores, não irá resultar num «acontecimento de crédito», afirmou esta quinta-feira o presidente do Banco Central Europeu (BCE), sem excluir um eventual incumprimento parcial do país.

«Penso que os especialistas não vão considerar que o que se decidiu hoje vai provocar um acontecimento de crédito», afirmou Jean-Claude Trichet, em conferência de imprensa.

PUB

Um «acontecimento de crédito» ocorre quando um país está numa situação tal de falha de pagamento que provoca a activação dos contratos de garantia contra o risco de não pagamento, os chamados credit default swaps (CDS).

Ainda assim, Trichet não excluiu a possibilidade de a Grécia estar sujeita, pelo menos temporariamente, a que as agências de notação financeira considerem que o país está em incumprimento parcial das suas obrigações.

«Não quero, em todo o caso, prejudicar o que se vai passar com a Grécia nessa matéria. Mas tudo foi feito para enfrentar essa possibilidade», garantiu, referindo-se ao facto de a Zona Euro se ter comprometido a fornecer garantias financeiras ao BCE para que continue a emprestar fundos aos bancos gregos, mesmo em caso de incumprimento.

De qualquer modo, a União Europeia continua a assegurar a dívida grega mesmo em caso de falha.

PUB

Relacionados

Últimas