Já fez LIKE no TVI Notícias?

Barroso: «Alemanha devia ser mais solidária»

Para o presidente da Comissão Europeia, o país de Merkel deveria olhar de outra forma para os paises vulneráveis

Para o presidente da Comissão Europeia, apesar da «Alemanha não ter interesse na crise da Zona Euro», deveria «ser mais solidária com os países vulneráveis». Um recado de Durão Barroso, em entrevista à RTP, para quem os problemas da Europa «exigem o acordo de todos, e nem todos estão de acordo».

«Se houver uma crise maior na Zona Euro perdemos todos», respondeu Durão Barroso, para quem não há vencedores nem perdedores na actual crise. Uma crise motivada por problemas orçamentais e que «não são culpa da Alemanha».

PUB

«Angela Merkel está disposta a fazer tudo para assegurar estabilidade da Zona Euro», sublinhou o presidente da Comissão, defendendo que a Europa precisa de uma «decisão mais determinada e mais coerente», pois necessita de «ser mais competitiva».

Uma necessidade que conta com o empenho de Durão Barroso: «Estou determinado em encontrar uma solução e não subestimo as dificuldades».

Esta segunda-feira, Durão Barroso esteve reunido com os líderes europeus, numa conselho extraordinário, onde foi discutida a situação grega.

No mesmo dia, os juros da dívida pública dos países periféricos, Portugal incluido, dispararam para máximos e as principais praças bolsistas fecharam com quedas acima de 1%. Lisboa afundou 4,28% e liderou as perdas.

PUB

Últimas