Já fez LIKE no TVI Notícias?

Durão pede Europa «forte e unida» para enfrentar crise

Relacionados

Presidente da Comissão Europeia apela a determinação dos países para «extinguir incêndios» provocados pela crise

Durão Barroso pediu esta segunda-feira uma Europa «forte e unida» para enfrentar a actual crise da dívida soberana, declarando que é essencial demonstrar a «determinação» dos países para «extinguir os incêndios» provocados pela crise.

«Garantir a estabilidade na área do euro e da União Europeia como um todo» é também uma missão que os Estados-membros devem cumprir, sustentou Barroso em Paris, reconhecendo o responsável que «as decisões tomadas» pelos decisores políticos «são muitas vezes difíceis de entender» pelos cidadãos devido ao seu carácter «técnico», cabendo aos líderes explicar os mecanismos adoptados para combater a crise.

PUB

Barroso lamentou ainda que «um em cada cinco jovens europeus» esteja actualmente no desemprego, situação que define como «inaceitável».

«A formação profissional e a criação de emprego estão no centro das prioridades da Comissão Europeia», declarou, na véspera de apresentar no Parlamento Europeu as prioridades do executivo comunitário para 2012, que passam pela criação de emprego e pelo crescimento económico.

A Europa, sustentou também Durão Barroso, «não é um projecto abstracto: esta é a realidade diária de 500 milhões de europeus que compartilham valores e interesses comuns, que estudam e trabalham em conjunto, que se deslocam de um país para outro sem cruzar a fronteira», pelo que assegurar uma Europa «forte e unida» é essencial para «garantir um futuro melhor» para as gerações vindouras.

PUB

Relacionados

Últimas