Já fez LIKE no TVI Notícias?

Durão: saída da Grécia do euro seria «um desastre»

Relacionados

Líder da Comissão Europeia teme «efeito dominó» no bloco comunitário

O presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso considerou esta segunda-feira, numa entrevista a um jornal austríaco, que a saída da Grécia da Zona Euro seria «um desastre» para o povo grego, temendo um efeito dominó no bloco comunitário.

As declarações de Durão Barroso foram feitas ao diário austríaco «Die Presse», que vai publicar a entrevista na íntegra na terça-feira.

PUB

«Para a população grega, isso seria um desastre. Nós sabemos o que aconteceu às populações dos países da América do sul, quando eles declararam falência», referiu o representante da Comissão, segundo os excertos da entrevista já divulgados.

«Além disso, seria a primeira vez que iríamos enfrentar uma falência com consequências graves, num Estado-membro de uma união monetária, que também teria efeitos sobre outros países-membros da Zona Euro, poderia provocar um efeito dominó», salientou Durão Barroso, que está a realizar uma visita de dois dias (hoje e terça-feira) a Viena.

«É provável que teremos de ser obrigados a aumentar as ajudas acordadas com outros países da zona Euro, se a Grécia vier a sair» da união monetária, indicou ainda Durão Barroso, manifestando, no entanto, confiança na capacidade da Grécia para superar a crise.

O presidente da Comissão Europeia não vê alternativa «aos enormes esforços da economia», acreditando que são úteis para a Grécia encontrar «uma nova competitividade».

PUB

Relacionados

Últimas