Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal vai precisar de austeridade adicional para 2013

Presidente da Comissão Europeia está em Lisboa e diz que até meados do ano que vem «situação será negativa». Para 2013 serão precisas mais medidas de austeridade

Durão Barroso disse esta sexta-feira, em Lisboa, que Portugal está «a sofrer uma situação orçamental extremamente difícil». Em relação a 2013, tal como em relação à maior parte dos países, Durão Barroso reconheceu que Portugal «terá ainda a necessidade de fazer algumas mudanças para cumprir o objetivo» para esse ano.

«Até meados do ano que vem a situação [da economia portuguesa] será negativa», adiantou Barroso, acrescentando que as previsões de Outono mostram que esse período [difícil] é inevitável.

PUB

As previsões lançadas na quinta-feira pela Comissão Europeia - e que antecipam uma recessão de 3% em Portugal e um aumento do desemprego para os 13,6% em 2012 - mostram que «é inevitável um período difícil e a nossa previsão é que pode-se, já em 2013, ter um valor de crescimento positivo», afirmou o antigo primeiro-ministro, confirmando que «até meados do ano que vem a situação será negativa».

O presidente da Comissão Europeia falava sobre a situação económica de Portugal, à margem de uma conferência sobre o ensino superior, onde participou hoje em Lisboa.

PUB

Últimas