Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empreendedorismo: a «febre» de ideias que contagiou 9 amigos

Bainha de Copas, Aladina, Estado d'Graça, O Meu Monstrinho, Be With Me, Estúdio Fera, Eva Maria e Wallphabet. Prepare-se para o «contágio»

Avisaram-me logo: «A Vanessa vai ter um nó» no final desta história. Nove mentes fervilhantes sentadas à mesa. Almoço improvisado. O furacão de ideias Graça Martins ao centro. Afinal de contas, foi com ela que tudo começou.

Listemos os projetos e as caras, antes de mais: Bainha de Copas (vestuário e acessórios, de Graça Martins, estratega de marca), Aladina - Receitas de Génio (misturas de ingredientes para doces caseiros, de Alexandra Capelo, arte finalista), Estado d'Graça (roupas, cabides e acessórios, de Nini Cunha Rego, estratega de marca), O Meu Monstrinho, (bonecos, de Susana Albiero, designer), Be With Me (bijuteria e acessórios, de Margarida Gonçalves, diretora comercial), Estúdio Fera (ilustração e design, de Sofia Martins, designer, e Pedro Lourenço, ilustrador), Eva Maria (blogue de moda, de Maria Pimentel, designer gráfica) e Wallphabet (decoração, de Diana Carvalhido, criativa e estratega de marca).

PUB

Trabalham todas na mesma empresa, à exceção de Pedro e Nini que, no entanto, já por lá passou uns quantos anos. Adoram o que fazem. E, a somar a isso, têm outras paixões, materializadas nestes projetos.

Contagiaram-se. Todos concordam que tudo aconteceu graças à Graça. Ela ainda não tinha chegado e já me diziam que era um furacão. Depois percebi porquê.

Primeira lição da mestre Graça para um empreendedor: estar motivado a 150%. Ela está. Está sempre. O trabalho multiplica-se. A Bainha de Copas cresce, entre padrões e cores e vestidos e lenços e carteiras. E as ideias jorram e jorram sem freio. As ideias das colegas já germinavam. Graça ajudou a dar-lhes corpo. Pedro, o único homem deste grupo, ilustrador, namora com Sofia e também entrou na onda.

Não há outra forma de fazer sentir ao leitor a boa «febre» de ideias destes profissionais felizes e motivados, multi-funções, a não ser ilustrar a conversa que tivemos, na pausa para o almoço, em casa da Nini. Conversa que puxa conversa.

PUB

Tudo entre pizzas e nova receita de bolo húmido de chocolate com mel da Aladina para todos provarem, num ambiente natural de boa disposição. Fala-se quase sempre no plural:

«Há uma entreajuda entre nós. O logo da Wallphabet foi a Susana que fez e foi a Graça que teve a ideia para o nome. Há muito esta sinergia», começou por dizer Diana Carvalhido. Uma sinergia que não acaba aqui: «O Meu Monstrinho aproveita tecidos da Bainha de Copas (e não só). E Estúdio Fera faz ilustrações/padrões para as novas coleções da Bainha de Copas( Fera Uma Vez), e não só. A Sofia ajudou a fazer a marca da Margarida».

Conclusão: «Podíamos fazer daqueles diagramas com pontos de conexão», sugere Diana. Concordam e Sofia acrescenta que as ideias são compulsivas. «Também estamos todos no num open space e isso também favorece a troca de ideias».

Mais uma: «Até falei com a Graça uma vez para fazermos um site com os projetos todos - quase uma rede, em que cada projeto se interligava de alguma maneira com os outros».

Nova ideia, desta vez de Susana: «A primeira página podia ser com os projetos todos, depois cada um ia para o seu site. Podíamos poupar dinheiro». Está o leitor a perceber de onde vem o «nó»?

Continuemos, então, na rede...

PUB

Últimas