Já fez LIKE no TVI Notícias?

IEFP: número de desempregados sobe 9,6% até Agosto

Relacionados

Desemprego de longa duração cresceu 37,5 por cento desde Agosto de 2009 até agora

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego cresceu 0,3% em Agosto, face ao mês anterior, e aumentou 9,6% em relação a Agosto de 2009, revela esta sexta-feira o IEFP.

No fim de Agosto estavam inscritos na categoria de desempregados, nos Centros de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 549.654 pessoas, «o que corresponde a 86,5% de um total de 635.618 pedidos de emprego», de acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

PUB

No entanto, «apesar desta evolução anual crescente, continua a assistir-se à tendência da sua desaceleração», realçando que se verificou em Agosto «um crescimento muito ligeiro que não ultrapassou os 0,3%», lê-se no relatório.

Já em relação ao mesmo mês de 2009, em Agosto registou-se um aumento de 9,6% no número de desempregados, com mais 9,8% nos homens e 9,4% nas mulheres.

Segundo o IEFP, «o fim de trabalho não permanente» mantém-se como principal motivo de inscrição dos desempregados, representando 38,7% das inscrições efectuadas durante o mês de Agosto nos Centros de Emprego do Continente».

Por grupo etário, verificou-se uma redução de 0,2% do segmento jovem e um aumento nos adultos com 25 anos ou mais de 11%.

Quanto ao número de inscritos há menos de um ano caiu 4,1% em relação ao ano anterior, uma tendência oposta ao do desemprego de longa duração, que registou uma subida de 37,5% face ao período homólogo.

A nível da escolaridade dos desempregados houve um crescimento geral que foi mais notório no ensino secundário, com um aumento de 18,3%.

O desemprego aumentou em todas as regiões do país, no espaço de um ano, com mais destaque nos Açores, que registou um crescimento de 25,2% e no Algarve de 21,3%.

Governo: «Números mostram tendência de estabilização»

PUB

Relacionados

Últimas