Já fez LIKE no TVI Notícias?

Itália comprometeu-se a cortar 300 mil postos de trabalho

Cortes atingem sector público até 2014

A Itália comprometeu-se a cortar 300 mil postos de trabalho no sector público até 2014 e irá acelerar o aumento já estipulado da idade da reforma, numa carta enviada à Comissão Europeia, noticia a agência Dow Jones.

De acordo com a agência noticiosa, a carta onde estão incluídos estes e outros compromissos foi enviada pelo ministro das Finanças, Giulio Tremonti (prestes a sair do Governo após a demissão do primeiro-ministro, Silvio Berlusconi), em resposta a várias inquietudes dos responsáveis europeus.

PUB

A carta explica que o Governo tomou medidas nos últimos três anos que permitirão esta redução de 300 mil postos de trabalho na Função Pública, e inclui ainda compromissos para agilizar o mercado laboral, clarificando que os sistemas de monitorização das despesas do Estado italiano já estão a ser aplicados nos maiores ministérios.

Em relação às pensões, a carta explica que a idade legal de reforma em Itália já é de 65 anos para os homens, com essa mesma regra a aplicar-se a partir do próximo ano para as mulheres no sector público e a aumentar rapidamente no caso das mulheres que trabalham no sector privado.

No entanto, a mesma carta nota que a Itália introduziu um mecanismo que atrasa o recebimento efectivo destes benefícios entre 12 e 18 meses, algo que pode ser alargado no futuro, se for necessário. Como resultado destas medidas, a idade da reforma em Itália está a caminho de ser maior que na Alemanha já em 2013, e será um ano superior em 2017.

A Itália já aprovou também novas regras para limitar a 8 por cento o máximo que a administração local pode pagar de juros das suas dívidas.

PUB

Últimas