Já fez LIKE no TVI Notícias?

Situação do desemprego já é «crítica, mas vai piorar»

Relacionados

Mariano Rajoy acredita que situação do desemprego em Espanha ainda vai piorar este ano

A situação do desemprego em Espanha é já «crítica» mas ainda vai piorar este ano pelo que é urgente avançar com a reforma laboral e com medidas que ajudem a recuperar o crédito para as famílias e empresas, defendeu Mariano Rajoy.

O presidente do Governo espanhol traçou o cenário difícil da economia espanhola na primeira sessão de controlo ao executivo no Congresso de Deputados desde que tomou posse, no final de Dezembro.

PUB

Referindo-se à taxa de 22,9 por cento de desemprego que já se regista em Espanha, Rajoy afirmou que, apesar de se pensar que a situação «não poderia ser mais grave», as expectativas são de que se agravará em 2012.

«É difícil pensar num ponto de partida pior para a legislatura», disse Rajoy, que durante 40 minutos defendeu a ambiciosa agenda de reformas do seu executivo, que quer «inverter a situação» deixada pelo anterior Governo com reformas que continuarão «durante toda a legislatura».

«O mais urgente é reduzir o défice público», disse, afirmando que essa é a única medida para «cortar pela raiz a crise da credibilidade».

No seu discurso, onde detalhou ainda as conclusões do último Conselho Europeu, Mariano Rajoy analisou os dados negativos de emprego, crédito malparado, défice, PIB e endividamento.

Além da reforma financeira - «sendo imprescindível que as entidades bancárias saneiem as suas contas» ¿ Rajoy defendeu medidas para facilitar a criação de emprego e fomentar o crescimento económico.

«O processo de reformas será contínuo ao longo de toda a legislatura», afirmou Rajoy que leu um discurso de 18 páginas.

PUB

Relacionados

Últimas