Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ajuda: Grécia recebe 8 mil milhões na 3ª feira

Relacionados

Ao mesmo tempo, responsáveis das Finanças da Zona Euro vão também reforçar o fundo de resgate europeu

Os ministros das Finanças da Zona Euro preparam-se para desbloquear na terça-feira os oito mil milhões de euros da sexta tranche do empréstimo internacional à Grécia, segundo a agência EFE que cita fontes oficiais em Bruxelas.

Em paralelo, os responsáveis das Finanças também se preparam para reforçar a capacidade de intervenção do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que actualmente ascende a 250 mil milhões de euros.

PUB

O último encontro do Eurogrupo, que decorreu a 7 de Novembro, colocou como pré-condição para a concessão a Atenas de mais oito mil milhões de euros um compromisso por escrito dos líderes dos principais partidos sobre a aplicação das reformas e medidas de ajuste acordadas com a troika internacional - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

A Comissão Europeia e o Eurogrupo já obtiveram o compromisso do primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, e do líder da Nova Democracia (ND, direita) Antonis Samaras, mas ainda aguardam a carta do ex-chefe do governo George Papandreou, líder do Movimento Socialista Pan-Helénico (PASOK).

A carta de Papandreou, refere ainda a Efe, deverá chegar na terça-feira a Bruxelas, a tempo de os ministros analisarem o conteúdo de todos os compromissos e anunciarem a decisão final sobre a sexta tranche, indispensável para que a Grécia possa assegurar os salários e pensões do sector público do mês de dezembro.

O conteúdo da carta de Samaras, que inicialmente se negou a um compromisso por escrito, poderá, contudo, suscitar um novo debate, pelo facto de o líder conservador grego advertir na missiva sobre a necessidade de «alterações nos ajustes».

No entanto, fontes diplomáticas europeias asseguram que a ajuda será desbloqueada terça-feira, pelo facto de o compromisso consistir no apoio aos objectivos das novas medidas que vão ser aplicadas pelo novo executivo de «salvação nacional» e que incluem duras medidas de austeridade.

PUB

Relacionados

Últimas