Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal e Rússia assinam acordo económico até 2019

Novo acordo irá substituir documento assinado em 1987 entre Portugal e a URSS

Portugal e a Rússia acordaram assinar um novo acordo de cooperação económica até Setembro de 2019, declarou Serguei Choigu, presidente da Comissão Mista para a Cooperação Económica, Industrial e Técnica, depois de um encontro com o ministro português da Economia, Vieira da Silva.

«Esse acordo deverá substituir documento semelhante, que foi assinado entre a URSS e Portugal em 1987. Não obstante a crise, a Rússia e Portugal têm boas perspectivas para o alargamento da cooperação em muitas esferas», acrescentou Choigu, que também é ministro para Situações de Emergência da Rússia.

PUB

De acordo com o governante, em 2009 as trocas comerciais entre os dois países sofreram uma redução de 30 por cento em comparação com o ano anterior, e o nível dos investimentos não satisfaz nenhuma das partes.

No protocolo assinado após o encontro na capital russa, ficou fixado o acordo sobre a criação de um grupo de trabalho para comércio e investimentos no quadro da Comissão Mista, que deverá encontrar «vias de superação de barreiras» no comércio bilateral, nas esferas alfandegária e das licenças.

Os ministros russo e português delinearam direcções concretas de cooperação no campo da poupança energética e das energias renováveis. Segundo Choigu, Portugal tem know how nessa esfera «que pode ser útil para a Rússia».

Serguei Choigu destacou também a importância de um acordo sobre o estabelecimento de linhas aéreas directas entre os dois países, sublinhando que a parte portuguesa teria prometido resolver os problemas que se colocam às transportadoras russas que pretendem voar para Lisboa.

PUB

Actualmente, a TAP é a única companhia que mantém ligações directas entre Lisboa e Moscovo, realizando cinco voos por semana.

O ministro russo considerou também de extrema importância o acordo de cooperação assinado, no quadro da comissão, entre o Banco de Comércio Externo da Rússia e a Caixa Geral de Depósitos. Os dois bancos acordaram continuar o trabalho com vista a chegar a um acordo sobre a concessão de crédito para financiar as exportações de Portugal e apoiar projectos conjuntos.

Depois de constatar que Portugal já adquiriu à Rússia seis helicópteros de combate a incêndios Ka-32, Choigu acrescentou que irão continuar conversações com vista à aquisição por Portugal de aviões anfíbios russos Beriev-20.

PUB

Últimas