Já fez LIKE no TVI Notícias?

Avaliação da troika comprova fiabilidade das contas da banca

Relacionados

Carlos Costa diz que contas estão em conformidade com a realidade

As recentes inspecções feitas pela troika às contas dos bancos portugueses confirmam que os números apresentados estão em conformidade com a realidade, com um pequeno desvio de três para mil, revelou o governador do Banco de Portugal.

Segundo Carlos Costa, as avaliações da troika mostram que as contas registadas pelos bancos portugueses são fiáveis, já que há apenas uma diferença de «três para mil» nos números apresentados pelas instituições e os apurados pelos avaliadores.

PUB

Na prática, isto significa que em cada mil euros, só há um desvio de três euros.

«Os testes feitos aos bancos no quadro da assistência financeira a Portugal demonstram que estes tinham a sua contabilidade correspondente ao quadro patrimonial», disse aos jornalistas, à margem de um evento em Lisboa.

E, de acordo com o governador, «está agora em curso a segunda fase do processo de inspecção aos bancos para avaliar a sua resiliência face a uma degradação da conjuntura», mas, adiantou, «os bancos estão melhor preparados actualmente para um ambiente desfavorável».

Daí, Carlos Costa ter realçado que os prejuízos da banca portuguesa relativos a 2011 resultam de factores não recorrentes, e que as medidas que têm vindo a ser tomadas no sector tornam os bancos nacionais mais sólidos do que eram antes da crise.

«A banca está agora mais capitalizada, mais transparente e menos alavancada do que há um ano», o que demonstra o compromisso com o programa de assistência financeira internacional, defendeu o governador.

PUB

Relacionados

Últimas