Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha nega pressão sobre Portugal

Relacionados

Governo de Merkel rejeita notícia avançada pela «Der Spiegel»

O governo alemão rejeitou este domingo qualquer pressão sobre Portugal para que o país recorra à ajuda financeira internacional, informa a agência Associated France Presse (AFP).

«Não faz parte da estratégia do governo alemão pressionar Portugal a recorrer ao fundo de emergência europeu», garantiu o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, citado num artigo a publicar segunda-feira pelo jornal «Handelsblatt».

PUB

O mesmo responsável disse também que «as especulações públicas não têm qualquer fundamento».

A garantia dada pelo governo alemão contraria a notícia avançada no sábado pela revista alemã «Der Spiegel» (a publicar também na segunda-feira) de que os governos alemão e francês estarão a pressionar Portugal para que o país aceite a ajuda financeira internacional o quanto antes, de modo a evitar que a crise da dívida portuguesa se alastre a outros países o quanto antes.

A publicação alemã afirma, sem citar fontes precisas, que «peritos» dos dois governos esperam que Portugal se coloque sob a assistência da União Europeia para evitar um contágio da crise da dívida para Espanha ou Bélgica.

Depois da Grécia e da Irlanda, Portugal tem sido apontado como o próximo país a ter necessidade de recorrer à ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

PUB

Relacionados

Últimas