Já fez LIKE no TVI Notícias?

Perez Metelo: «Há erros tremendos nas previsões»

Relacionados

Comentador da TVI acredita que exportações podem fazer contrabalançar forças negativas como consumo e investimento

António Perez Metelo deixou esta quarta-feira um novo alerta: «Há erros tremendos nas previsões» das organizações relativas a Portugal e a outros países desde a emergência desta crise.

Para o jornalista e comentador da TVI, «deveríamos estar hoje a comentar porque é que a economia portuguesa estaria em recessão e a descer 0,6%, porque era isso que as previsões de há um ano atrás diziam». E prossegue: «Vale a pena discutir porque é que essa recessão não se deu».

PUB

No habitual comentário no «Jornal Nacional» da TVI, Perez Metelo, garantiu que o próprio FMI passou de uma previsão negativa para 0,3%, na Primavera, para uma de 1,1% até ao final deste ano. «O FMI vem agora admitir que a economia portuguesa cresça 1,1%», quando os dados que já temos para 2010 nos dizem que «só no primeiro semestre a economia cresceu 1,5%».

Mesmo assim, considera que as condições no próximo ano serão «mais gravosas» do que neste. A questão que se coloca é saber se as «forças negativas» (como consumo e investimento) poderão contrabalançar com uma positiva: as exportações.

«Há 20 mil empresas exportadoras. As principais são 3 mil empresas que estão a actuar e a conseguir colocar os seus bens e serviços». Só ate Agosto, advogou, as exportações cresciam cerca de 10%, o que significa que o sector exportador poderá ajudar a contornar as «duras» medidas de austeridade.

Mesmo admitindo que ainda «não estamos fora de uma recessão», Perez Metelo é peremptório: «Não acredito que haja um recuo superior a 1%, o que por si só já é muito mau».

PUB

Relacionados

Últimas