Já fez LIKE no TVI Notícias?

Passos envia carta ao homólogo francês. O que escreveu?

Primeiro-ministro felicita Jean-Marc Ayrault e espera um «empenho conjunto» para uma «nova dinâmica de crescimento»

O primeiro-ministro escreveu uma carta ao novo primeiro-ministro de França, destacando, claro, a palavra que mais tem alimentado os discursos europeus mais recentes: «crescimento».

A Jean-Marc Ayrault, que tomou posse como primeiro-ministro de França esta quarta-feira, Passos Coelho mostrou-se convicto de que o «empenho conjunto» de Portugal e França «dará frutos para impulsionar uma nova dinâmica de crescimento» na Europa.

PUB

O chefe de Governo português acrescenta, contudo, que a recuperação económica da Europa deve continuar a assentar «em bases sólidas e saudáveis de governação económica e monetária, de consolidação orçamental e de reformas estruturais» - um discurso aqui bem mais próximo do de Angela Merkel.

«Estou convencido de que o nosso empenho conjunto dará os seus frutos para impulsionar uma nova dinâmica de crescimento, de criação de emprego e de prosperidade na Europa, enquanto continuamos, com determinação, os nossos esforços para ancorar o ímpeto de recuperação em bases sólidas e saudáveis de governação económica e monetária, de consolidação orçamental e de reformas estruturais que fortaleçam a nossa competitividade», lê-se na carta, que é citada pela Lusa.

Passos Coelho felicitou Ayrault pelo novo cargo, desejando-lhe sucesso no exercício das suas funções.

«Abre-se agora uma nova página para a França e também para as nossas relações bilaterais». Entre Lisboa e Paris, existe «uma amizade sincera e profunda». Os dois países têm «grandes desafios pela frente» e partilham a ambição de os resolver juntos e a vontade de não se resignarem a perante a crise económica e financeira, apontou.

PUB

Últimas