Já fez LIKE no TVI Notícias?

G20: já se sentem esforços para aproximar EUA e Europa

Relacionados

Nenhum país terá de revelar o seu orçamento para o próximo ano durante a reunião

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anfitrião da cimeira do G20 do próximo dia 2 de Abril, afirmou esta quarta-feira que nenhum país terá de revelar o seu orçamento para o próximo ano durante a reunião.

As declarações de Brown, durante num pequeno-almoço organizado pelo «Wall Street Journal», surgem numa altura em que o chefe do governo britânico tenta atenuar as divergências entre os países favoráveis a novos planos de relançamento da economia, como o Estados Unidos, e os que querem primeiro ver os resultados dos esforços feitos até agora, caso da maioria dos países europeus.

PUB

«Não me parece que haja falta de consenso sobre o que deve ser feito», sublinhou Gordon Brown, que falava em Nova Iorque, citado pela agência Lusa.

«Ninguém sugere que as pessoas devem vir para a cimeira do G20 e pôr em cima da mesa o seu orçamento para o próximo ano», referiu.

Segundo Gordon Brown, «cada país terá o seu próprio calendário para anunciar as suas decisões orçamentais ou monetárias».

«Mas penso que há uma determinação para fazer o que é necessário para garantir o regresso do crescimento da economia», acrescentou.

«Devemos juntos olhar para o que foi feito até agora de forma cumulativa e explicar o que se vai passar a seguir, vejo consenso quanto a isso», afirmou.

Gordon Brown falou terça-feira no Parlamento Europeu e efectua agora uma visita a vários países antes da cimeira de Londres, estando prevista a sua presença no Brasil na quinta-feira.

PUB

Relacionados

Últimas