Já fez LIKE no TVI Notícias?

Acesso ao mercado está «completamente normalizado»

Relacionados

Maria Luís Albuquerque diz que leilão de dívida a 10 anos realizado na quarta-feira comprova isso mesmo

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou esta quinta-feira no parlamento que o acesso de Portugal ao mercado está «completamente normalizado», considerando que o leilão de dívida a 10 anos realizado na quarta-feira comprova isso mesmo.

«Tivemos mais um leilão bem-sucedido. O acesso ao mercado por parte do Tesouro está completamente normalizado. Mais uma vez emitimos no longo prazo com um custo inferior ao do último leilão, com uma procura robusta e com uma colocação essencialmente junto de investidores internacionais», afirmou hoje a governante na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, que termina hoje as audições no âmbito do debate na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2015 (OE2015), citada pela Lusa.

PUB

Para Maria Luís Albuquerque, trata-se de «um sinal muito positivo» a que o Governo, no entanto, «já não dá o destaque de outrora porque, felizmente, isto transformou-se num processo normal».

A ministra das Finanças disse ainda que o Estado pode agora «escolher os momentos» em que vai ao mercado e que, nesta altura, «mais de metade das necessidades de financiamento do próximo ano já está assegurada», o que representa «uma tranquilidade e uma segurança relativamente à capacidade de financiar o orçamento» de 2015.

Na quarta-feira, Portugal emitiu 1.200 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) com maturidade a dez anos, tendo colocado no mercado um montante superior ao previsto, a uma taxa de juro de 3,1766%, abaixo da verificada do último leilão comparável.

PUB

Relacionados

Últimas